10 dicas de como criar conteúdo atrativo para o seu podcast

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Assim que você tem uma ideia para um podcast e está pronto para começar a gravar e a lançar episódios começam a surgir as dúvidas: Mas que tipo de conteúdo você deve criar? Como criar ideias para os tópicos? E uma vez que você tem uma ideia, como você realmente cria um conteúdo? Por isso, se você quiser começar seu próprio podcast, há algumas coisas que você precisa saber antes de começar. 

O conteúdo é fundamental em qualquer meio e não é diferente quando se trata de iniciar seu próprio podcast. Uma vez que você saiba que tipo de conteúdo você quer criar e como esse conteúdo será lançado, o próximo passo é descobrir onde seu público-alvo gasta seu tempo para que você possa encontrar o melhor lugar para lançar seus primeiros episódios.

Afinal, quando você cria um podcast, você vai querer que o maior número possível de pessoas o escute. Você quer seu público! E para isso, um fator importante para o sucesso de seu podcast é o conteúdo que você produz. Quanto mais envolvente for o conteúdo e quanto mais frequentemente você lançar novos episódios, mais provável é que os ouvintes continuem a acompanhar o seu programa. 

Neste artigo, daremos dez dicas para criar conteúdo que aumente a popularidade do seu podcast. Continue lendo para descobrir conselhos práticos que podem ser aplicados de imediato!

Pesquise seu tópico e seu público

Você precisa fazer uma pesquisa completa antes mesmo de começar a produzir seu podcast. Se você estiver criando um podcast sobre um tópico específico, você precisa ter certeza de que ele tenha um público viável. Isto significa que, você tem que pesquisar seu tópico para descobrir que tipo de pessoas estariam interessadas em ouvi-lo. Elas poderiam ser seus colegas ou amigos. Entretanto, elas podem não ser seu público ideal. De que tipo de assuntos seus colegas e amigos gostam de falar no trabalho? Sobre o que eles estariam interessados em ouvir? O que eles têm dificuldade em entender? Que tipo de perguntas eles fazem? Que tipo de conteúdo eles consomem on-line? Muitas vezes você pode identificar seu público potencial, analisando suas próprias interações sociais. Você pode se perguntar: Quem são as pessoas com quem eu trabalho? Quem são os meus amigos? No que eles estão interessados?

Decida que tipo de conteúdo você quer criar

Antes mesmo de começar a gravar, você precisa decidir que tipo de conteúdo você quer produzir. Os tipos mais comuns de conteúdo para podcasts são entrevistas, palestras, comédias, contos de histórias e programas de um único assunto. A maneira mais fácil de decidir que tipo de conteúdo você quer criar é pensar em seus próprios interesses e conhecimentos. Se você é mais do tipo ciência e fatos, talvez queira criar um podcast baseado em fatos científicos. Se você é um fanático por história, você pode querer criar um podcast baseado em fatos e eventos históricos. Se você é um professor, você pode querer criar um podcast baseado em fatos e informações que os alunos possam aprender em um determinado currículo escolar. Se você é um comediante, você pode querer criar um podcast baseado em piadas e comédia. Ou seja, se você é uma pessoa especialista em algo ou se identifica com algum assunto que queira compartilhar com as pessoas, você pode querer criar um podcast baseado em compartilhar seus conhecimentos e informações sobre esse tópico específico.

Crie conteúdo único para seu podcast

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar a popularidade de seu podcast é criar um conteúdo único. Entretanto, isto é algo que muitos podcasters ignoram. Quando alguém se inscreve no seu podcast, está essencialmente dizendo: “Eu quero que todos os episódios futuros deste podcast sejam entregues automaticamente para mim”. Portanto, se você simplesmente copiar e colar outros conteúdos em seu podcast, você está essencialmente aprisionando seus assinantes. Se você quiser aumentar a popularidade do seu podcast, você precisa criar conteúdo único apenas para o seu podcast. Entretanto, você também deve ter cuidado para não reescrever completamente ou redirecionar conteúdo que já tenha sido publicado em outro lugar. Para evitar questões de direitos autorais e plágio, é melhor criar conteúdo original para o seu podcast.

Crie uma persona para o seu podcast

Um podcast persona é o personagem que você cria para seu podcast. Um podcast persona pode ser uma combinação de você e um personagem que você cria. É como a imagem que você tem para si mesmo, mas é criada e projetada para ser uma extensão de sua marca. Um podcast persona pode ser um personagem, uma pessoa, ou uma combinação de ambos. Seu podcast persona é como as pessoas vão vê-lo e ouvi-lo quando você começar a criar conteúdo e episódios. Seu podcast persona é sua voz, sua imagem, seu som e a forma como você se apresenta ao seu público. Seu podcast persona é a combinação do que você escolhe usar quando grava e a maneira como fala, ela é a combinação de todas estas coisas. Qualquer que seja o método escolhido, certifique-se de que seja consistente em todas as plataformas e que se comunique de forma clara com o seu público-alvo, que ele consiga se identificar com a persona que você criou.

Encontre tópicos e ideias com base em seu público

Agora que você sabe que tipo de conteúdo criar, você precisa encontrar tópicos e ideias com base em seu público. Você não quer criar conteúdo com base no que lhe interessa. Você quer criar conteúdo com base em seu público e em seus interesses. Encontrar tópicos e ideias é crucial para o sucesso de seu podcast. Pode ser uma das partes mais difíceis, mas há muitas maneiras de você encontrar tópicos e ideias para criar seu podcast. A primeira maneira é olhar para a indústria e os negócios em que você trabalha. Quais são as tendências atuais desse setor? Quais são os tópicos quentes? Sobre quais tópicos de negócios seus clientes fazem perguntas? Ao encontrar tópicos baseados em seu negócio, você pode criar conteúdo que o beneficie diretamente, você pode criar conteúdos que respondam a perguntas e solucionem problemas que seus clientes e colegas de negócios têm.

Crie o prólogo e o piloto para seu programa

O prólogo e o piloto são como os dois primeiros episódios de seu programa. O prólogo apresenta seu podcast. O prólogo dá ao seu público uma ideia de como é o seu podcast e o que ele pode esperar. O episódio piloto é o primeiro episódio real do seu podcast. O episódio piloto dá ao seu público uma ideia de como é o seu podcast e o que ele pode esperar. Os episódios pré-pilotos e pré-pilotos são os mesmos que o prólogo e os episódios piloto. Eles só vêm antes dos primeiros episódios oficiais. 

Confirme sua ideia de show com um teste publicitário

Um teste publicitário é como uma pesquisa que você cria para confirmar sua ideia de show. Para isso, crie uma enquete nas mídias sociais, faça uma enquete sobre seu podcast e sobre o que você quer criar. Peça a seus amigos, familiares e colegas que participem da enquete e compartilhem com outras pessoas. Isso será como um guia para te direcionar no que as pessoas realmente estão interessadas. Assim, você quer ter certeza de que está escolhendo contas que são relevantes para sua indústria ou pessoas interessadas no conteúdo que você deseja criar.

Crie episódios que sejam bem organizados e fáceis de ouvir

Outra maneira de aumentar a popularidade de seu podcast é garantir que cada episódio seja bem organizado e fácil de ouvir. Se você tem um tópico valioso, mas o apresenta de forma desorganizada, é improvável que muitas pessoas ouçam seus episódios. Você precisa estruturar seus episódios de uma maneira que seja fácil de ouvir. Quando alguém se inscreve no seu podcast, espera que tenha acesso a conteúdos interessantes e que sejam fáceis de entender. Se o seu podcast estiver desorganizado, será difícil encontrar o que eles estão procurando. Qual é a melhor maneira de organizar seus episódios? Depende do tema, mas existem alguns formatos básicos que são populares entre os podcasters. A maioria dos podcasters organiza seus episódios em torno de um tema central. Outros utilizam um formato de entrevista. Entretanto, qualquer que seja o formato escolhido, certifique-se de que cada episódio seja fácil de ouvir.

  1. Use equipamentos de áudio profissionais

Uma das primeiras coisas que as pessoas notam sobre seu podcast é a qualidade de áudio. Se você tiver um áudio fraco, as pessoas não vão ouvir. Quando você grava o áudio para seu podcast, você precisa usar equipamento de áudio de qualidade profissional. A maioria dos smartphones tem microfones que não são projetados para gravar podcasts. Eles são projetados para gravar áudios simples, como os que você manda pelo WhatsApp. Se você usar um microfone smartphone, a qualidade de áudio de seu podcast será prejudicada. Além disso, você também terá dificuldade para usar um software de redução de ruído para limpar seu áudio. Você não precisará gastar milhares de reais em equipamentos de áudio, você pode obter microfones decentes e uma interface de áudio para conectar seu microfone ao computador, ou pode encontrar uma agência profissional que faça todo o processo de gravação e edição, assim você tem um resultado incrível, sem precisar se preocupar com equipamentos e edição, e nisso nós da Growthsale somos especialistas.

 Peça aos ouvintes que se inscrevam e recomende seu show

Uma das maneiras mais fáceis de aumentar a popularidade de seu podcast é pedir que seus ouvintes se inscrevam no seu canal. Se você quiser que o maior número possível de pessoas escute seu podcast, você precisa pedir a eles que assinem. Isto pode parecer um pedido um pouco estranho, mas funciona. Outra maneira de incentivar seus ouvintes a assinar é pedir-lhes que deixem uma avaliação e uma revisão. Avaliações e resenhas são importantes para a descoberta de podcasts. Se você receber avaliações e resenhas mais positivas, seu podcast será mais visível para os outros ouvintes.

Bônus: Dar conteúdo exclusivo de graça

Se você quiser aumentar a popularidade de seu podcast, uma das coisas que você pode fazer é dar conteúdo exclusivo de graça. Se você tiver algum conteúdo passado que tenha publicado on-line, você pode incorporá-lo ao seu podcast. Então, por exemplo, digamos que você tenha escrito um post no blog sobre produtividade. Você pode ler este post em voz alta em seu podcast e incluí-lo em suas notas de programa. Se você tiver gravado entrevistas ou convidado especialistas em seu programa que tenham publicado conteúdo, você pode ler este conteúdo em voz alta em seu podcast. Você também pode incluí-lo em suas notas sobre seu programa.

Conclusão

Pode-se concluir que, para que qualquer atividade de marketing tenha sucesso, você precisa ter uma ideia clara do tipo de pessoa que você está tentando alcançar. Quando se trata de comercializar seu podcast, isto é particularmente importante. Ao saber quem você está tentando alcançar, você pode adaptar seu conteúdo para atender às suas necessidades e interesses.

É preciso envolver seu público em tudo o que você faz! Você quer que seu público se sinta como se fizesse parte de seu podcast e de todas as decisões que você toma como anfitrião. Ao envolver seu público em tudo o que você faz, você cria um ambiente positivo e acolhedor para que os novos ouvintes se juntem ao seu podcast. E quando seu público se sente bem-vindo, é mais provável que eles continuem a ouvir seu podcast.

Quer começar a gravar conteúdos para o seu podcast? Clique aqui e entre em contato conosco.

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