O que sua marca pode ou não utilizar como publicidade durante a copa

Navegue aqui

É época de Copa do Mundo, e com isso, muitas empresas voltam o seu marketing para esse tema. Afinal, não é atoa que o Brasil é conhecido como o país do futebol, né?!

Por isso, nessa época as marcas também querem entrar em campo, usando essa época para comunicar e conectar com seus clientes, sempre tendo uma ligação seja com cores, símbolos ou até músicas para remeter a esse grande evento.

Porém, o que muitas empresas não sabem é que muitos elementos possuem direitos autorais, e usados de forma indevida pode acarretar em diversas punições. Em resumo, a competição tem seus direitos comerciais e propriedades intelectuais ligadas à FIFA.

Então, para evitar que você e sua empresa tenham as campanhas retiradas do ar ou até mesmo receber indesejadas multas, vamos te dar algumas dicas do que pode e o que não pode fazer durante a Copa do Mundo.

O QUE NÃO SE PODE FAZER

De acordo com as Diretrizes de Propriedade Intelectual da FIFA, não pode ser utilizado para a publicidade de marcas não patrocinadoras da Copa:

  • Hashtags oficiais da Copa nas redes sociais
  • Emblema oficial da Copa
  • Imagem do mascote oficial e o nome dele
  • Cartaz oficial
  • Cartazes e logos oficiais das cidades da Copa
  • O slogan oficial “Now is all” (Agora é tudo)
  • Imagem oficial do troféu
  • Imagem oficial da bola
  • Marcas corporativas da FIFA
  • Fonte oficial “Qatar 2022”
  • Inserir as marcas oficiais em domínios na internet para uso comercial;
  • Usar os ingressos dos jogos como prêmio em sorteios e concursos.

Além disso, também não pode usar os seguintes termos para se referir ao evento:

  • Copa do Mundo;
  • Copa do Mundo 2022;
  • Copa do Mundo FIFA;
  • Copa do Mundo FIFA 2022;
  • Copa do Mundo FIFA Catar 2022;
  • Copa do Mundo FIFA Qatar 2022;
  • Catar 2022 ou Qatar 2022;
  • Copa Mundial;
  • Mundial;
  • FIFA.

E de acordo com a CBF, também está restrito o uso da: 

  • Camiseta da Seleção ou modelo parecido;
  • Nome, o escudo ou a marca da CBF;
  • Mascote da Seleção;
  • Imagens dos jogadores ou dos jogos;
  • Uso do termo “Seleção Brasileira”.

Você deve estar pensando “poxa, então não vou poder fazer nenhum marketing ligado ao tema da Copa?” Sim, você pode! 

Só precisará usar um pouco mais da criatividade para não citar nenhum dos pontos anteriores aqui mencionados. O que você ou sua marca pode fazer é:

  • Fazer menção ao evento, sem citá-lo diretamente;
  • Utilizar somente a palavra “Copa”;
  • Fazer promoções nos dias dos jogos da seleção;
  • Usar as cores da bandeira do Brasil;
  • Utilize elementos relacionados ao futebol;
  • Use os termos do “futebolês”;
  • Use e abuse de materiais interativos.

Seja qual for o seu segmento, pense como esse tema pode ser útil e relevante para o seu público-alvo e como você pode introduzi-lo de maneira criativa aliando com os objetivos que se deseja obter.

Lembre-se sempre de definir metas, realizar vários testes, analisar os dados, fazer as alterações necessárias e sempre que você tiver dúvida do que pode ou não ser usado dar um review aqui nessa lista.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

agencia de marketing digital em são paulo

Entrar em contato!

    Abrir bate-papo
    Precisa de um help?
    Olá, tudo bem?

    Como eu posso te ajudar hoje?